terça-feira, 8 de dezembro de 2009

•♦ Novos ídolos♦•

Uma nova geração de bandas tem comandado o cenário musical brasileiro. E elas não vieram pra brincar...



RESTART
Quatro garotos juntaram-se em 2008 para fazer música. A Restart, formada por Pe Lu (voz e guitarra), Koba (voz e guitarra), Pe Lanza (voz e baixo) e Thomas (bateria e synth), começou como uma banda da internet. "Sempre usamos a rede como principal fonte de divulgação", conta o guitarrista e vocalista, Pe Lu. As primeiras músicas colocadas no MySpace tiveram muito mais plays do que o esperado, e em pouquíssimo tempo os garotos "coloridos" de São Paulo já eram os artistas brasileiros mais acessados do site. A comu no Orkut possui mais de 44 mil membros.
O segredo desse sucesso? Pe Lu responde: "Nossas músicas são pra cima. A ideia é a de que o público pense 'que música feliz!'. Por isso brincamos ao dizer que fazemos happy rock". O "feliz" é ainda mesmais evidente ao ver os caras tocando ao vivo. Isso porque eles conseguem fazer as combinações de roupas mais coloridas de todos os tempos. "Somos aquilo que o público vê. Gostamos de linkar música com moda", diz Pedro Lucas. Recomeçar, a primeira música de trabalho, mantém-se no primeiro lugar das rádios do Brasil.
O clipe já foi visualizado na internet mais de 3 milhões de vezes. O primeiro álbum físico (independente) ficou pronto no final de outubro. "Para quem conhece a Restart, serão apenas quatro músicas novas", adianta Pe Lu.
Álbum: Restart (independente)
Para quem gosta de: Cine
Ouça: Recomeçar e Vou Cantar
No Twitter: @rockrestart, @kobarestart, @pelurestart, @pelanzarestart, @thomasrestart
Fotos : Divulgação
HEVO 84
A banda nasceu há três anos, em Paranaguá (Paraná). Renne e Fernando (respectivamente, vocalista e guitarrista) se conhecem desde moleques. "Éramos os nerds do colégio, só jogávamos videogame", brinca Renne.
Aos 15 anos, a dupla decidiu largar o joystick para começar a fazer música. Ali nascia a HEVO 84. Dos músicos da formação inicial só persistiram Renne e Fernando. Rodrigo (o Suspiro) entrou pouco depois, para comandar o baixo, assim como Victor, que se uniu à banda em 2009, no lugar do antigo baterista. Dias de Fuga, o primeiro álbum, lançado em 2008 de forma independente, foi feito no perrengue. Por causa da grana curta, metade das faixas foi gravada num estúdio, no Rio de Janeiro, e a outra metade, na casa de Fernando. "Assim que voltamos a Curitiba já soltamos, na internet, a música Passos Escuros, para começarmos a divulgar o trabalho", conta o vocalista.
A divulgação surtiu efeito e, hoje, o videoclipe dessa mesma música já foi exibido mais de um milhão de vezes no YouTube, e até entrou para o repertório do álbum HEVO 84, lançado recentemente - agora com gravadora. "No começo, a gente era tão insignificante que nem deram muita bola pra essa música! Então, agora, voltamos a tocá-la, pro pessoal poder conhecer a banda", explica Renne. A música também está na trilha sonora da nova temporada de Malhação.
Álbuns: HEVO 84 (EMI) e Dias de Fuga (independente)
Para quem gosta de: Fresno e Jota Quest
Ouça: A Vida é Minha e Passos Escuros
No Twitter: @hevo84, @fernandocunha, @victorhevo, @rennefernandes
JOICE SANTOS
Fotos : Divulgação
Ela entrou para o mundo da música, despretensiosamente, aos 12 anos, quando sua família mudou-se de bairro. "Fiquei muito sozinha, e quando me isolei, descobri que cantava. Mas eu era muito tímida, e não queria que ninguém soubesse", conta Joice, hoje aos 25 anos. Quando tinha 14 anos, começou a estudar canto e a compor músicas. Após estudar por quatro anos, Joice decidiu tocar nas noites paulistanas. Na mesma época, iniciou a busca por um produtor que topasse gravar todas aquelas ideias que ela tinha na cabeça. Quando o encontrou, levou dois anos para concluir Ciclo Sem Fim, álbum independente lançado em agosto de 2009. Todas as músicas celebram a adolescência da cantora. Junto com o primeiro CD, Joice também lançou um DVD - em que fala do começo da carreira e de como se vira sem gravadora.
Álbum: Ciclo Sem Fim (independente)
Para quem gosta de: Pitty, Evanescense e Avril Lavigne
Ouça: Quem Perdeu Foi Você e Agora é Sua Vez
No Twitter: @joicesantos
FAIBE
Fotos : Divulgação
O vocalista Edu conheceu Fábio (bateria), Iann (baixista) e Bob (guitarrista) em São Paulo. "Cada um tocava numa banda diferente. Nos juntamos quando recebemos o convite para tocar em um bar", lembra Edu. No mesmo ano (2005), eles gravaram um CD demo. O trabalho não deu em nada, mas serviu para que os caras encontrassem a atual empresária. O primeiro álbum, ainda independente, foi lançado em 2009. No mês de agosto, o primeiro single, Quero Cantar, uma das nove faixas pop românticas do CD, ficou entre as dez mais pedidas das rádios de Sampa. Isso porque eles mal começaram a divulgação. "Descobrimos a internet faz pouco tempo (risos)."
Álbum: Faibe (independente)
Para quem gosta de: LS Jack
Ouça: Quero Cantar e Sem Perdão
No Twitter: @bandafaibe
Fotos : Divulgação
ETNA
A ETNA nasceu em 2005, quando Duane (vocal e baixo), Fabio (vocal e guitarra), Gustavo (guitarrista) e Peli (baterista) deixaram suas antigas bandas. Logo no início de 2006, eles gravaram o primeiro demo e, a convite do NX Zero, abriram um show da banda... Depois de jogarem duas músicas na internet e serem bem aceitos, em 2007, o quarteto gravou o primeiro álbum, Não Tente Isso em Casa, e o hospedou na rede.
"A gente não tem frescura. Não queremos fazer música com mensagens subliminares. Fazemos músicas sobre relacionamentos, e nos preocupamos com o sentido da letra", conta Duane. A divulgação virtual continuou, e em 2008 os vídeos do YouTube e plays do MySpace denunciavam o que estava por vir. No mesmo ano, eles ficaram entre os dez melhores do GAS Sound, um dos maiores concursos de bandas do Brasil. Em maio de 2009, a recompensa veio: os paulistanos assinaram contrato com a Universal Music. O primeiro single, Só Eu Sei, será lançado ainda neste ano. Já o álbum chega em 2010, com 12 faixas autorais.
Álbum: Não Tente Isso em Casa (independente)
Para quem gosta de: Strike e All Time Low
Ouça: Só Eu Sei e O Que Você Quer
No Twitter: @bandaetna, @duanediz, @fabiodiz, @pelidiz, @gustavobarta




Fotos : Divulgação
CATCH SIDE
O primeiro single, Eu e Você, já bombava na internet em 2007. A faixa fazia parte do álbum de estreia da Catch Side, O Sonho Não Acabou. Em 2008 a banda começou a fazer shows pelo Brasil, mas só agora, em 2009, conseguiu fechar negócio com uma gravadora para o lançamento de Sempre Mais, álbum que chegou às lojas no mês de outubro deste ano. Eduardo Kaká (voz e guitarra), Diego (guitarra e vocais), Bryan (baixo e vocais) e Rodrigo Galha (bateria) são do Rio de Janeiro. "Eu e o Diego morávamos no mesmo prédio, desde pequenos. Começamos a tocar violão com 14 anos. Aí, resolvemos montar uma banda, para tocar as músicas de que gostávamos. Fizemos isso por uns quatro anos", conta Kaká. Bryan e Rodrigo chegaram à Catch Side em 2008.
Como não poderia deixar de ser, o recente álbum foi lançado, inicialmente, no MySpace, onde tudo começou. Atualmente o grupo está em fase de transição musical. "Estamos tentando fazer algo mais adulto. Neste álbum isso não está tão visível, porque gravamos muito rápido. A nossa ideia é crescer e amadurecer junto com nossos fãs", finaliza o vocalista.
Álbuns: Sempre Mais (Deckdisc) e O Sonho Não Acabou (independente)
Para quem gosta de: McFly
Ouça: Eu e Você e Armação dos Anjos
No Twitter: @catchside

Nenhum comentário:

Postar um comentário